O poder da sustentabilidade dentro de sua empresa

29 nov

Já reparou que a sustentabilidade é um dos temas mais abordados nos dias de hoje? Isso é porque as pessoas tem falado cada vez mais sobre consciência, seja no âmbito ambiental, social e, sobretudo, empresarial. Dessa forma, qualquer tipo de empresa que realmente quer se destacar no mercado precisa ser consciente, sendo capaz de adotar ações que sejam classificadas como sustentáveis. Logo, nesse artigo você irá entenderá importância da sustentabilidade, como ela é aplicada em uma empresa, quais vantagens são suas vantagens, além de conhecer uma comunidade global que luta pela sustentabilidade e ver alguns exemplos de empresas no Brasil que compactuam com esse conceito.

1) A importância da sustentabilidade

Primeiramente, a palavra sustentabilidade está associada ao termo “sustentável”, que significa sustentar, apoiar, cuidar, apoiar e favorecer. Em outras palavras, ser sustentável é mais do que uma qualidade, é uma necessidade já que é natural que, no momento em que você adota medidas sustentáveis, você está protegendo o meio ambiente. Portanto, a ideia da sustentabilidade deveria estar inserida em todas as empresas, independente do ramo.

A energia solar é uma das fontes de energia mais sustentáveis do mundo, pelo fato de ser inesgotável e renovável.

O objetivo da sustentabilidade é a preservação do planeta e atendimento das necessidades humanas, incluindo a saúde da sociedade e dos indivíduos em si. Logo, um negócio que não possui um pensamento sustentável tende a não fazer sucesso ou prosperar, já que quando se faz algo com a consciência voltada para esse conceito só lhe trás vantagens e, sobretudo, benefícios não só para sua empresa, mas sim para o mundo todo.

2) O que é sustentabilidade empresarial?

Levando esse conceito para o âmbito empresarial, temos a chamada sustentabilidade empresarial, que está associada a um conjunto de ações conscientes adotadas pelas empresas, respeitando sempre a sociedade e o ambiente.

Esse tipo de sustentabilidade é composta por três pilares: ambiental, econômico e social.

2.1) Ambiental

É imprescindível que uma empresa tenha vontade de ajudar o ambiente para ser classificada como sustentável, que constantemente crie ações, execute serviços, pense em inovações que forneçam suporte e proteção ao meio ambiente.

É sempre importante se questionar a respeito do que a sua empresa está fazendo para melhorar o ambiente como um todo, por exemplo: o que pode ser feito para causar menos dano ao meio ambiente? Quais atividades da sua empresa prejudicam o ambiente e porque continuar com elas? Fazer esse tipo de questionamento é essencial para que sua empresa erga o pilar ambiental da sustentabilidade.

2.2) Econômico

É necessário que a empresa seja sempre ética, que seu lucro e, sobretudo, sua economia não gire em torno de praticas danosas ao meio ambiente e a sociedade. Em outras palavras, é preciso que você realize atividades econômicas que não culminem em prejuízos ao meio ambiente, isto é, possuindo um desenvolvimento econômico honesto e justo.

2.3) Social

Já se perguntou como é que sua empresa influencia o público interno e externo? É vital que você proporcione um ambiente que estimule a criação de relações trabalhistas saudáveis. Dessa forma, uma empresa sem esse pilar social provavelmente não sobrevive, já que trabalhar em um cenário onde há desordem tende a dar errado ou ir à falência.

Aliás, caso você esteja em dúvida ou queira exemplos de práticas sustentáveis, você pode clicar aqui para conhecer algumas das principais atividades usadas nas empresas para trabalhar de forma consciente.

3) As vantagens de ser uma empresa sustentável

Aqui listaremos para você algumas vantagens de adotar a sustentabilidade em sua empresa:

3.1) Melhoria da imagem

Uma empresa sustentável tem mais visibilidade na sociedade, justamente pela sustentabilidade servir como uma ferramenta de marketing, desde que seja feita com ética. Assim, é normal que, no momento em que seu negócio adotar um pensamento sustentável, aconteça um fortalecimento perante a imagem de sua marca, dos seus produtos e serviços.

3.2) Maior comprometimento do público interno

Um ambiente detentor de uma mentalidade sustentável possui fortes tendências a ser produtivo! É simples, quem não vai querer trabalhar com comprometimento e engajamento sabendo que suas atividades irão impactar positivamente o mundo, além de só trazer benefícios a ele?

É fato que trabalhar com a sustentabilidade acarreta em um aumento de produtividade por parte dos colaboradores. Afinal, sentir orgulho com aquilo que você está trabalhando só te trás motivação para produzir mais!

3.3) Crescimento econômico

Muitas pessoas acreditam que práticas sustentáveis envolvem sempre muito dinheiro a ser depositado e não possui retorno, isso não é verdade. Realmente, o investimento para uma empresa se tornar sustentável pode gerar um custo mais alto a curto prazo, mas a médio e longo prazo esse custo se tornará lucro.

Além disso, aplicar investimentos em atos sustentáveis faz com que a sua cultura organizacional também seja influenciada, motivando os funcionários a desperdiçar menos e trabalhar mais, o que irá resultar em uma evolução econômica para seu negócio.

4) Precious Plastic

Você sabia que desde 1950 o mundo já produziu 8,3 bilhões de toneladas de plástico? Que somente 9% dos resíduos de plástico do planeta são reciclados? E que o Brasil recicla pouco mais de 1% do plástico utilizado?

É com base nessas fatos que o engenheiro e designer holandês, Dave Hakkens, criou o Precious Plastic que, sem dúvidas, é um dos maiores exemplos de sustentabilidade no mundo. Inteiramente independente, essa comunidade global engloba milhares de pessoas de diversos países, com o objetivo de combater a poluição do famoso material orgânico chamado plástico.

Para criar essa comunidade, Dave criou quatro máquinas capazes de reciclar em casa e deu o nome a elas de “Precious Plastic”, conseguindo fazê-las de um modo que fossem mais flexíveis e menos complexas em comparação com as máquinas industrias.

Você é capaz de utilizar o plástico para fazer diversos objetos.

Dessa forma, ele começou a compartilhar vídeos de suas máquinas com o mundo todo, através de seu site onde você consegue ver seus desenhos técnicos, listas de materiais, vídeos explicativos, além de muitos outros informativos interessantes. Graças a essa ação de Dave, mais e mais pessoas começaram reciclar e reaproveitar peças, objetos e materiais e, consequentemente, impactarem positivamente o planeta.

5) Exemplos de empresas sustentáveis no Brasil

Aqui estão alguns exemplos de empresas brasileiras que adotam esse conceito:

5.1) Itaú

Desde a sua criação, um dos seus objetivos sempre foi ser sustentável. Dessa forma, mais precisamente no ano de 2010, o Itaú Unibanco atingiu uma consolidação em relação a essa qualidade e, consequentemente, intensificou e fortificou seus processos em todos os aspectos.

O banco foi eleito a instituição mais sustentável das Américas, no ano de 2009 e 2010. Sobretudo, em 2011, recebeu o prêmio Financial Times Sustainable Awards, o qual reconhece as melhores ações e políticas de sustentabilidade no setor financeiro.

Além disso, o Itaú Unibanco tornou público um novo documento que revela as diretrizes da empresa em face aos desafios da sociedade. O documento é chamado de Compromissos de Impacto Positivo, que define as prioridades de atividades, metas e compromissos do banco, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Aliás, ao todo são oito compromissos.

“O lançamento dos 8 compromissos representa uma mudança de paradigma na nossa forma de atuar em Sustentabilidade. Não se trata de uma estratégia apenas da área de Sustentabilidade. Os compromissos representam desafios reais dos nossos negócios e da sociedade, que serão acompanhados e monitorados por todo o banco” Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Microcrédito e Sustentabilidade do Itaú Unibanco.

5.2) Santander

O Santander Brasil é uma das empresas que dão exemplo quando o assunto é sustentabilidade, pois já foi considerada como a empresa mais sustentável no ano de 2012, de acordo com a revista Newsweek. Além disso, no mesmo ano, foi eleito a empresa mais verde do Brasil na categoria Instituição Financeira do Prêmio Época Empresa Verde.

“O reconhecimento reflete o compromisso do Grupo Santander com a sustentabilidade em todos os países em que está presente. Com relação ao Santander Brasil, em particular, é resultado dos avanços do banco nos três eixos que consideramos essenciais para o país: inclusão social e financeira, educação e negócios socioambientais” Marcos Madureira, diretor-executivo de Comunicação Corporativa, Relações Institucionais e Sustentabilidade do banco.

Sobretudo, a unidade brasileira tem apostado em energia renovável e agricultura de baixo carbono, que contribuem não só para maior eficiência na produção, mas também para redução das emissões de gases de efeito estufa. Só em 2019, o Santander Brasil já viabilizou mais de R$ 1,4 bi de investimentos nestas áreas.

5.3) Samsung

No começo desse ano, a Samsung teve a iniciativa de substituir materiais plásticos por ecológicos nas embalagens de seus produtos, mostrando estar em alinhamento a sustentabilidade.

No ano que vem, as embalagens de papel da Samsung serão feitas de materiais de fibra certificados por organizações ambientais globais. Até o ano de 2030, a previsão da companhia é que 500 mil toneladas de plásticos sejam reciclados e que 7,5 milhões de toneladas de produtos descartados sejam coletados.

6) Adote a sustentabilidade

Ficou mais do que claro que a sustentabilidade na empresa é essencial não só no aspecto social, mas sim no aspecto ambiental e, sobretudo, econômico. Dessa forma, é evidente que as empresas que adotam esse conceito sustentável tendem a mostrar melhores crescimentos, produções e vendas, compactuando com a preservação e bom uso dos recursos naturais.

Portanto, o que você está esperando para colocar em prática ações que fomentam a sustentabilidade na sua empresa?

Substituir o carro pela bicicleta é um exemplo de ação sustentável.

E você? O que achou do nosso texto? Comente aqui embaixo! Aliás, caso tenha gostado desse conteúdo e queira receber semanalmente mais outros relativos à esfera empresarial e tecnológica, cadastre seu e-mail aqui na nossa newsletter e ainda ganhe um e-book sobre impressão 3D.

 

Cássio Galvão

Logo do LinkedIn

Criador de conteúdo na Idea

Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Já com prática e experiência na criação de vários tipos de conteúdo por 1 ano, agora almejando me aperfeiçoar na parte tecnológica como um todo.

Veja também:

  • 18 nov

    Como fazer o seu próprio console emulador usando o RetroPie

    Continue lendo