5 life hacks para você fazer com Arduino

11 mar

Você sabe responder o que não dá para fazer usando um Arduino? É, eu sei que essa é uma pergunta difícil visto que com essa tecnologia você é capaz de criar qualquer tipo de coisa, as possibilidades são infinitas. Mas e life hacks? É possível fazer? É claro! E é justamente de Arduino e life hack que eu vou falar aqui nesse artigo, mostrando cinco incríveis life hacks que qualquer pessoa pode fazer com um conhecimento mínimo de Arduino.

1) O que é um life hack?

Para começo de conversa, o termo life hack é baseado em truques que deixam sua vida mais fácil, fazendo com que você não tenha mais aquele estresse e gaste seu precioso tempo com certas atividades do seu dia.

life hack

Criativo e simples! É assim que um life hack deve ser.

Em outras palavras, life hack pode ser chamado de qualquer coisa que facilite seu cotidiano, que resolva seus problemas de forma engenhosa e não óbvia. Logo, o indivíduo que usa com constância esses truques pode ser chamado de lifehacker! Mas e você? É um lifehacker? Escreve aqui embaixo nos comentários os truques de produtividade que você usa no seu dia-a-dia!

Enfim, vou te mostrar alguns exemplos simples e legais para você ter uma melhor noção do que são essas engenhocas.

Sabe seu tênis de academia ou sapato de trabalho está com aquele cheiro característico e até o talco não resolve o problema? É simples, coloque um saquinho de chá seco dentro de seus calçados e pronto, xô cheiro! Bem prático, não? 

Sobretudo, já levou muita porrada na pelada ou no treino de artes marciais e quer aliviar as pancadas? Uma bela alternativa, tirando o clássico saco de gelo, é congelar uma esponja (preferencialmente de origem vegetal) dentro de um saco plástico e colocar na área de suas contusões.

Interessante, não é? Tá afim de mais exemplos? Então toma! Nesse site aqui, você vai contemplar cem life hacks rápidos e fáceis que podem tornar sua vida muito mais fácil!

2) Life hack + Arduino = sucesso

Agora que você compreende o que é um life hack, você sabia que ele combina muito bem com o Arduino? Mas, pera aí, você ainda não sabe o que é um Arduino?! Trata-se de uma das plataformas mais populares do mundo, porém não se preocupa que eu preparei um conteúdo perfeito para você entender perfeitamente essa tecnologia.

life hack

O Arduino Uno é uma boa opção para você usar na construção de seu life hack.

Para facilitar sua vida, eu vou te apresentar agora cinco impressionantes life hacks com Arduino. Use-os como inspiração para construir seus próprios projetos, vale muito a pena criar algo útil e mostrar para o mundo.

1) Máquina de venda automática de refrigerante que cabe no seu armário

Você é um daqueles que prefere tomar refrigerante de lata e de máquinas de venda? Você também usa um armário em seu colégio, faculdade ou em outro local? Então… Que tal você construir sua própria máquina de venda automática de refrigerante em seu armário? É possível!

Tudo o que você precisa para fazer esse life hack é de um Arduino, um contador de moedas, uma tela LCD, um interruptor magnético de palheta, botões no estilo arcade e algumas outras partes para fornecer refrigerantes sob seu comando. Assim, conforme é mostrado no vídeo acima, basta você inserir uma moeda, selecionar o refrigerante, pressionar o botão e prontinho! Você terá em mãos uma lata  de refri pronta para beber.

Esse projeto foi feito pelo usuário do Instructables chamado Mistablik e, sobretudo, nessa página você pode achar todos os detalhes para montar essa fantástica máquina de venda em seu armário. Enfim, mãos à obra?

2) Transforme seu celular antigo em um Smarwatch com um Arduino

Atire a primeira pedra quem não tem aquele celular antigo dando sopa em casa! Provavelmente você não sabe o que fazer com ele, talvez pense em vendê-lo ou dar para uma pessoa querida, mas e se eu te disser que você pode transformá-lo em Smartwatch, você acreditaria?

O site Tinkernut mostra como fazer essa proeza usando um Nokia 1100, ele te orienta a você separar um celular que caiu em desuso, conectá-lo ao Arduino e configurar um software necessário para fazê-lo funcionar. No final de tudo, você terá um grande relógio (totalmente Do It Yourself), que pode se conectar ao telefone para mostrar notificações e outros pequenos detalhes.

Com dúvidas? Que tal dar olhada no guia completo? Acesse o Tinkernut para conferir!

3) Construa um despertador wireless com um Arduino

Você pode comprar um despertador em qualquer lugar, pode ser um bem caro com diversas utilidades ou um baratinho e simples mesmo, mas que tal você fazer um você mesmo usando um Arduino? O usuário do Instructables Paranoid Legend montou um e ensina para gente como fazer.

Basicamente, o despertador é feito usando um Arduino Mini e uma tela TFT. Você pode ativar e desativar o alarme girando o relógio, ele é carregado através de uma porta micro USB e até sente sua presença e economiza energia quando você não está por perto. Incrível, não?

Quer saber mais sobre esse projeto para construir um? Clique aqui para ver a postagem completa desse relógio maravilhoso.

4) Automatize suas cortinas da janela com um Arduino

Já imaginou não precisar mais sair da cadeira ou da cama para ajeitar sua cortina por causa do tempo? O site Home Awesomation te ajuda a realizar essa proeza.

Eles usaram um resistor dependente da luz para abrir durante o dia e fechar à noite, mas um sensor térmico (você acha baratinho em vários sites e lugares) pode fechá-la durante o dia, se estiver particularmente quente como é o caso para nós Nordestinos. Sobretudo, o projeto também incorpora um sensor de infravermelho para que você possa controlar os estores com qualquer controle remoto universal e um sensor de movimento para ajustá-los com um movimento da mão.

Enfim, esse é um bom projeto para os iniciantes por ser algo barato, simples e tranquilo de fazer. Caso queira ver o tutorial completo de como fazê-lo, aqui está o link.

5) Faça o Monkey Couch Guardian, o salvador dos seus móveis contra animais de estimação

Ter um animação de estimação é realmente algo incrível! Eu acredito que é importante que todos devam ter um amigo animal, todavia esse amiguinho pode te causar muitos problemas pulando em seus móveis novinhos quando você está ausente, não é? Mas você sabia que existe uma invenção capaz de manter seus móveis em segurança? Eu te apresento o Monkey Couch Guardian.

Para esse criação, você vai precisar de um Arduino, um brinquedo e um sensor de proximidade. Com esses três objetos, seu brinquedinho começará a tocar quando algo se aproxima (como no vídeo acima). Em seguida, seu animal de estimação muito provavelmente vai ficar assustado quando tentar se aproximar de seus móveis.

Aliás, você não precisa obrigatoriamente usar um brinquedo de macaco mesmo pois qualquer um pode fazer o trabalho, fique à vontade. No final das contas, com um desses você poderá ficar tranqüilo sabendo que seu sofá ficará protegido de pelos, unhas e dentes do seu animal quando estiver fora de casa.

Curtiu esses cinco life hacks com o Arduino? Que ficar apto a fazer um bacana como esses? No Workshop Arduino: do zero ao protótipo você consegue! Nesse Workshop, você ficará por dentro de tudo sobre essa tecnologia e ainda vai sair dele levando um protótipo com Arduino. Faça já sua inscrição.

 

Cássio Galvão

Logo do LinkedIn

Criador de conteúdo na Idea

Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Já com prática e experiência na criação de vários tipos de conteúdo por 1 ano, agora almejando me aperfeiçoar na parte tecnológica como um todo.

Veja também:

  • 31 jan

    Como abrir a porta da sua casa usando a tecnologia RFID

    Continue lendo