10 projetos que você pode fazer com um Arduino

25 out

Com o entendimento básico de Arduino, é possível criar uma infinidade de projetos extremamente dinâmicos e originais que facilitam suas atividades do dia a dia. Essa plataforma de prototipagem eletrônica open-source parece não ter limites quando o assunto é criação e por isso existem milhares de projetos interessantes e úteis! Alarme de segurança inteligente? Sistema de irrigação? Controlador de temperatura? Despertador? Tudo isso é possível com o Arduino! Assim, separamos aqui dez projetos que você pode desenvolver com facilidade.

1) Controlador de temperatura 

Primeiramente, esse projeto é perfeito para você que precisa manter algo em uma temperatura definida, que, por exemplo, quer deixar itens refrigerados como um medicamento específico ou uma caixa de sorvete. Esse controlador de temperatura é uma alternativa bem prática por precisar apenas de um Arduino e peças domésticas, além de ser bem mais benéfico e viável do que pagar caro em um modelo pronto.  

Dessa forma, para criar essa ferramenta que pode vir se transformar em uma estufa caseira, mini-geladeira ou outro item que precise de uma temperatura constante para o seu funcionamento, vai ser necessário utilizar um Arduinoum sensor de temperatura, interruptores módulo relé ou RC, Conector Borne KRE 2 Vias, uma caixa para prender o calor e elemento de aquecimento. 

Com o controlador de temperatura, você pode definir a temperatura à sua escolha.

Assim, é aconselhável começar testando o sensor e, em seguida, prender o sensor dentro da caixa que você está utilizando e colocar o elemento de aquecimento onde for apropriado para definir a temperatura desejada e ligar tudo.  

No nosso artigo: Tudo que você precisa saber para começar com Arduino, mostramos um exemplo prático de como criar seu próprio medidor de temperatura.

2) Sistema de alarme inteligente 

Você sabia que é possível construir um sistema de alarme com o Arduino? Com essa ferramenta em mãos, você será capaz de detectar movimentos, caso necessite de segurança ou está querendo assustar possíveis intrusos em sua residência com som de um alarme agudo. Enfim, esse alarme inteligente possui várias funções, não necessariamente sendo para proteção de casas.  

Desse modo, em relação à construção desse objeto, você precisará de um Arduinoum Sensor “ping” ultrassônicouma campainha piezo e fita LED. Após coletar esses itens, trabelhe usando a fiação para conectar sua faixa LED com a finalidade de deixar as luzes piscando. Depois disso, é hora de dar atenção ao sensor de distância verificando medições de espaço, sendo necessário o uso de um código simples. 

Uma ilustração do sistema de alarme inteligente para você se espelhar.

Posteriormente, cuide do alarme piezo que é uma espécie de campainha simples que pode ser utilizado um pino para construir tons diferentes. Por fim, codifique seu sistema de alarme através de uma combinação de variáveis e definições de pinos para ter seu finalizar seu alarme. 

Nesse artigo, você encontrará como encontrará precisamente o que deve ser feito, incluindo código, imagens, vídeo e informações extras para criar esse sistema de alarme inteligente.

3) Detector de batidas  

Afinal, já pensou em criar um dispositivo eletrônico que tem a capacidade de detectar batidas? Essa ferramenta identifica um padrão de batidas na porta ou qualquer outro tipo de abertura e, consequentemente, só irá abrir para a pessoa que executar corretamente a ordem das batidas.  

Em suma, o que você vai precisar para esse projeto é de um Arduino, um módulo sensor de toque batida, protoboard e cabos jumpers macho-macho. Por último, é necessário programar o Arduino usando um código adequado para que que as batidas sejam detectadas e pronto!

O dispositivo perfeito para você saber quem está entrando e não precisar mais abrir a porta de sua residência.

Acesse esse link para saber exatamente o que é necessário para essa criação, contendo o código, componentes e, sobretudo, resultado final dessa ferramenta.

4) Sistema de irrigação  

Irrigar sua planta nunca foi tão fácil e prático com essa sistemática de irrigação com o Arduino. Esse sistema tem a capacidade de irrigar seu jardim, sua área agrícola e  até plantas de forma automática, sem você se preocupar.

Dessa forma, para criar esse sistema é necessário medir a umidade do solo e temperatura, ter em mãos uma válvula para liberar água e, sobretudo, fazer um sistema para executar a leitura dos sensores e controlar válvula em sintonia com os níveis de umidade e solo. Assim, os dois componentes que serão utilizados nesse trabalho são um módulo sensor de umidade de solo e válvula solenoide para entrada de água. 

O sistema que cuida de seu terreno e plantação de forma inteligente e automática.

Nesse blog dedicado especialmente para a projetos, informações, dicas e tutorias, você pode encontrar nesse artigo o fundamental para criar esse sistema de irrigação.

5) Despertador  

Aposente seu despertador clássico para usar um com o ArduinoEsse ferramenta criativa lhe dá um leque de possibilidades, como a chance de criar um despertador que se distância de você para obrigá-lo a sair da cama, ou até um despertador que dá choque para fazer você perder o sono de vez.  

Em síntese, a hora do relógio será mostrada por uma pequena placa RTC (Real Time Clock), enquanto a hora do alarme estará inserida e gravada na memória EEPROM, para sempre que quando as duas horas sejam coincidentes aconteça a ativação do Buzzer que efetuará uma sonoridade.  

No Mundo Projetado, eles explicam adequadamente nesse artigo como produzir esse despertador, relatando técnica, aplicação, desvantagens, programação, configuração, entre outras coisas.

6) Árvore de Natal enfeitada com LED

Com o Natal chegando, já pensou em impressionar a toda sua família e amigos fazendo uma árvore de Natal com luzes de LED? Essa invenção realmente é diferenciada por dar um ar natalino mais geek e, sobretudo, original do que a de uma árvore com luzes clássicas. 

Por conseguinte, tudo que você precisará para montar sua árvore é de um Arduino para fazer a função de controle, um buzzer piezoelétrico para, caso queira, tocar uma canção característica da data e cerca de 20 até 40 LEDs RGB WS2812b endereçáveis. Em relação as LEDs, eles possuem um circuito integrado que toma conta da intensidade de cada cor, além disso são manuseados através de um pino singular de dados que são controlados de forma individual pelo Arduino. 

Dessa maneira, o tamanho da árvore fica por sua conta, podendo ser em miniatura, mediana ou até original. Contudo, lembre-se que quanto maior a árvore, maior será seu pinheiro.

O tipo de árvore que vai inserir originalidade e tecnologia em seu Natal.

Aqui você pode encontrar o essencial para construir sua árvore de natal enfeitada com LED e não ter nenhum tipo de problema na hora de colocar a mão na massa.

7) Arduboy

Arduboy foi um dos projetos que eu achei mais interessante com a inclusão do Arduino e, acima de tudo, um que irá animar e impressionar você que é conectado no mundo dos games. Lançado no ano de 2016 pelo preço de 39 dólares, o Arduboy é uma espécie de dispositivo bastante compacto que possui o visual inspirado no famosíssimo Gameboy, aquele portátil que você provavelmente jogou quando era criança ou adolescente.  

Só para ilustrar, essa invenção foi inventada por Kevin Bates através de um financiamento coletivo, o qual usou um software de código aberto baseado no Arduino. Esse miniconsole consegue executar jogos por cerca de oito horas com o uso de sua bateria interna, dando oportunidade para você jogar diversos jogos icônicos, como Super Mario, Pokémon, Tetris, Megaman, entre muitos outros. 

Enfim, caso você tenha ficado afim de fazer um videogame desses, é necessário uma tela OLED monocromática de 1,3 polegadas, um processador ATmega32u4 de 8MHz, memória de 23KB Flash, 6 botões e uma bateria.

Reviva sua infância desenvolvendo um Arduboy.

No Instructables, você encontrará nessa postagem um passo-a-passo em inglês para produzir seu próprio Arduboy.

8) Controle de acesso com RFID 

Atualmente, existe a possibilidade de você substituir sua chave por um controle de acesso que vai deixar sua residência com uma cara muito mais futurística! Tudo que você precisa é de um Arduino e um Kit RFID para abrir portas da maneira mais fácil, prática e segura, onde vai precisar que você apenas passe seu cartão na frente do leitor.

Sendo assim, é necessário salientar que a tecnologia RFID usa ondas de rádio para comunicação e transferência de dados, onde uma tag com uma numeração específica é inserida em algum objeto com um cartão e, no momento de passá-lo na frente do leitor, liberará a trava da porta dando a abertura desejada ao ambiente. 

Em suma, você vai precisar de um Arduino, 1 Kit RFID, 1 módulo relé, 1 Display 16×2, 1 fechadura ou trava elétrica e jumpers. Além disso, esse controle de acesso não é só destinado para portas, mas sim armários, cofres, gavetas, entre muitas outras coisas.

Essa ferramenta vai te oferecer segurança com a praticidade e facilidade que você precisa.

Clique aqui para saber detalhadamente como fazer seu controle de acesso com RFID e não errar na hora de sua produção.

9) Detector de mentira

Quer saber se uma pessoa está mentindo? Use um detector de mentira utilizando o Arduino, que usa um efeito conhecido como resposta galvânica da pele. Logo, quando a pessoa entra no estado de nervosismo ao mentir, por exemplo, a resistência de sua pele tende a diminuir. Assim, podemos medir essa resistência usando um LED e um buzzer para apontar quem é o mentiroso da história.  

A LED deve ser multicor para acender entre vermelha para indicar mentira, e verde para verdade, além de azul para necessidade de ajustes. Em relação ao buzzer, ele consome pouca corrente e pode ser acionado diretamente por um pino digital do Arduino e, sobretudo, requer uma frequência em média de 5 kHz (5.000 ciclos por segundo) para ser acionado. 

A tecnologia adequada para você que quer saber a verdade.

Saiba como fazer de forma adequada esse detector de mentira através do 30 Projetos com Arduino, clicando aqui e lendo o projeto de número 26.

10) Máquina geradora de bolhas  

Essa máquina é perfeita para você que está querendo animar ou agradar seu filho, sobrinho ou neto, além de provavelmente fazer você sentir nostalgia. Dessa forma, temos uma ferramenta que utiliza Arduino para operar dois micro-servos que fazem a atividade de levar o mix de bolhas do recipiente do sabão para o soprador. 

Por fim, é necessário que você possuir um Motor DC de 3v – 12v para o seu soprador e pronto! Não precisa de muita coisa para construir essa máquina, sendo um dos projetos mais fáceis do artigo.  

Acesse esse site e veja um vídeo de como fazer essa máquina de forma tranquila.

Cássio Galvão

Logo do LinkedIn

Criador de conteúdo na Idea

Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Já com prática e experiência na criação de vários tipos de conteúdo por 1 ano, agora almejando me aperfeiçoar na parte tecnológica como um todo.

Veja também:

  • 29 nov

    O poder da sustentabilidade dentro de sua empresa

    Continue lendo